sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cantar as Janeiras!

Pois é...em Janeiro cantam-se as Janeiras! Mas antes disso ainda ouvimos a história dos Reis Magos. E esta tem todos os pormenores e explica-nos o porquê das tradições como o Bolo Rei e a troca de presentes.
(Obrigada Juca)

Aproveitamos então para decorar os Reis Magos. Pintamos e depois colamos papel metalizado nas coroas (pois eles eram ricos!).



Os meninos de 5 anos tiveram um trabalho árduo: fazer um projecto! O que é um projecto? Para que serve? Como se executa? Parecia difícil mas tornou-se fácil!



Todos os outros meninos passaram à execução propriamente dita! Recortar a coroa, recortar o papel metalizado e colar. No fim ainda colamos um diamante grande em cada coroa (uma cápsula de café esmagada!) porque os nossos Reizinhos também são ricos! No fim escrevemos os nossos nomes mas de uma forma diferente..ora em vez de Beatriz, escrevemos Rainha D. Beatriz, em vez de Diogo, escrevemos Rei D. Diogo. E assim foi para todos  os meninos e durante o dia das Janeiras foram assim tratados.

 Para cantarmos as Janeiras, e apesar de contar com a ajuda da poderosa aparelhagem da Prof. Bárbara, construimos também umas maracas.
Mas primeiro tivemos um problema matemático para resolver. Eramos (naquele dia) 18 meninos e a sala apenas tinha 5 instrumentos. Como fazer para podermos tocar todos ao mesmo tempo? As hipóteses foram várias mas nenhuma resolvia verdadeiramente o nosso problema. Até que a Marta se lembrou de algo genial: construir instrumentos para todos! Excelente ideia, era aí mesmo que eu queria que chegassem!
Mãos ao trabalho. Registou-se a "receita" da maraca e depois começou-se a recortar papel autocolante e a colar em garrafinhas de iogurte (e que difícil que foi descolar o papel...ufa...uma prova à nossa paciência, concentração e empenho).


Foi muito divertido ir cantar as Janeiras mas também muito cansativo. De volta à escola, adaptamos a música dos Sete Anões para:
Eu vou, eu vou p'rá escola agora eu vou.
Parárá tchim pum parárá tchim pum eu vou, eu vou
Eu vou, eu vou p'rá escola agora eu vou.

Sem comentários:

Enviar um comentário