domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Inverno assim...

O frio instalou-se entre nós e não há tema melhor para ser trabalhado.
Ouvimos uma história do Boneco de Neve que queria ir à escola.  O Branquinho (o nosso boneco) não podia ir à escola mas ninguém lhe explicava porquê. Nós tentamos descobrir, pensamos, pensamos e chegou-se a duas conclusões: não podia ir porque era noite ou não podia ir porque derretia se fosse. Depois de fazer a representação disso mesmo, fomos averiguar as hipóteses. A primeira caiu rapidamente por terra pois se ele não podia ir porque era de noite, porque razão não ia se fosse de dia? A segunda hipótese fomos averiguar através de uma experiência.
Enchemos uma cuvete com água e pusemos no congelador. Enquanto aguardavamos, fizemos o registo do que achavamos que ia acontecer.
 No dia seguinte, voltamos e verificamos que ficou em gelo (tal como pensavamos). Fizemos novamente o registo e depois ficamos à espera de ver o que acontecia.
Foi giro ver a envolvência, experimentar o frio.
Claro que, a conclusão final foi que o Branquinho não podia ir à escola porque caso contrário derretia.
Depois de um diálogo sobre o que usar quando está frio (botas, caschecol, luvas, gorro, etc.), fomos procurar nas revistas roupas típicas do Inverno.
Procuramos também as letras de Inverno para colar na ficha de trabalho que tinhamos colorido. 

Fizemos também a correspondência de palavras e uma ficha sobre rimas (cachecol /caracol; bota/mota;...).


Como a neve era o tema de conversa, decidimos fazer uns flocos de neve com cotonetes.


Assim, parece que nevou e a neve ficou pelas janelas!
Ouvimos uma música linda, foi quase como uma sessão "zen": luz apagada, música a tocar e nós só com um triângulo. Foi lindo...

Sem comentários:

Enviar um comentário